Pensamentos, Música, Desejos, Poesia, Cultura, Liberdade, Ação, Amizades, Reação, Encontros, Criatividade, Flamengo, Inspirações, Silêncio, Fatos, Reggae, Lar, Percussão, União, Negritude, Violão, Palavras, Noite, Política, Rock, Respeito, Ideias, Brasil, Composições, Solidão, Guitar, Esperança, Filhas, Zen, Azul, Vozes, Brasília, Água, Distância, Cinema, Contrabaixo, Ansiedade, Dinheiro, Cores, Lua, Timidez, Sexo, Tempo, Sorriso, Pecado, Regras, Saudade, Coração, Humildade, Amor...VIDA.
terça-feira, dezembro 27, 2005
Salve 2006
Todo fim de ano é sempre a mesma coisa.
O ser humano é uma empresa emocional.
Fecha as portas da razão para Balanço, confere o Saldo Devedor e Credor do coração, lança os Passivos e Ativos dos sentimentos e obrigações nos Livros da amizade, da família, das profissões, do cotidiano e principalmente no livro do amor.
Após esse Balanço Vital, do período em respiração, é aberto um novo livro para Investimentos e Realizações em curto, médio e longo prazo para o ano que está surgindo.
É sempre assim...
Felizes aqueles que chegam ao final do exercício e conseguem ter atingido no seu Patrimônio PAZ e SAÚDE.
Pensando assim fiz o meu balanço, ou como outros preferem, conclui a minha retrospectica 2005, em segundos, apenas ao olhar para o lado esquerdo desse humilde blog, claro, com suas perdas e ganhos naturais:
Pensamentos, Música, Desejos, Mulheres, Alucinações, Cultura, Liberdade, Ação, Amizades, Reação, Encontros, Chá de Habu, Graduação, Criatividade, Flamengo, Ecos, Sexo, Inspirações, Fumaça, Silêncio, Fatos, Reggae, Alcool, Lar, Percussão, União, Negritude, Negação, Violão, Rock, Impulsividades, Conspirações, Promessas, Frustrações, Palavras, Desesperos, Noite, Política, Ambições, Futilidade, Sexta-Feira, Respeito, Decepções, Idéias, Brasil, Perturbação, Língua, Desencontros, Composições, Solidão, Carro, Esperança, Filhas, Zen, Direito, Azul, Medo, Flertes, Mutação, Contra-Baixo, Plenitude, Estágio, Afirmação, Brasília, Água, Reflexão, Naturalidade, Distância, Cinema, Vozes, Ansiedade, Dinheiro, Cores, Lua, Capoeira, Guitarra, Mônica, Latim, Dor, Timidez, Cabelo, Tempo, Sorriso, Mentiras, Sedução, Pecado, Regras, Saudade, Coração, Humildade, Amor...VIDA
O mais importante é VIVER.
Desejo a todos muita Saúde, pois usando o velho clichê verdadeiro, o resto a gente corre atrás...
FELIZ 2006
PAZ
sexta-feira, dezembro 23, 2005
Bendita hora que tudo aconteceu
Na crueldade das coisas sem pensar
Não quero lembrar do que iria ser
E nem tenho forças para falar
O estimável senhor da verdade chegou
Aos olhos do "mundo" sem a questão
Reluziu o que sempre foi nitido e omitido
Na dança lenta da esperança com a decepção
Sei que não adianta mais buscar
O que era jovem tornou o inverso
Na insensatez ridícula e passível de inventar
O que era rotina na forma de sonhar
Tudo alivia,
E triste. Iluso.
Tudo alivia,
E dor. Pranto.
Não questione o inatingível
Foi regado o jardim desiludido
Aqui nesse lugar , vai passar...
Palavras que são e sempre será.
terça-feira, dezembro 20, 2005
Todo mundo tá cansado de ouvir essa frase nos filmes que passam na Tv. Desde as sessões da tarde da vida até os filmes dos canais fechados. Sei que não tem muito "a ver" com o que eu vou escrever, mas pondera sobre a cogitação em mudar o nome da banda. Apenas pretensões, temos alguns motivos, mas chegamos a conclusão (por enquanto!) que não será mudado (para a felicidade do nosso saxofonista Rainer).
A Chá de Habu estará gravando nesta semana mais duas músicas. Calos e Um Após o Outro. Já arranjamos os naipes do trio de metais, vários ensaios, e a grande novidade da banda é a nova sonoridade harmônica dos teclados de Tércio André.
Mas o que isso tem de semelhança com o título do post? PN!
A pequena homenagem (digamos assim) é que após o ensaio de ontem fomos para um "pé sujo" discutir sobre as músicas, horários de gravação, shows, recesso nas festas de finais de ano e viagens dos integrantes, e conscientemente surgiu, como mencionado acima, a possibilidade de mudarmos o nome, pois o nosso "menor" motivo perante esse re-batismo é que estamos criando uma home page. (em breve)
Conversas vai, Skol vem... e sugestões de todos os tipos variados pestanejavam no ar da noite brasiliense. "A que desce redonda" foi até uma das minhas inspirações toscas, em sugerir o nome da banda de Loks. Viu a inteligêngia etílica? Skol ao contrário (...rs...) e por aí o "papo cerebral" seguia como um "vai, vai, vai, vai" de Vinícius de Moraes e Baden Powell.
Chico Pereira (esse nome é bom! já imaginamos a cena do tal "chico" entrando no palco!), Spartacus 68 (frase estampada na camisetinha "bg" do Tércio), Oxiúros (sem comentários), Chinforimpula (do seriado Chaves), Rainer e os Caras (pois era o único que não dava nenhuma sugestão! Estava contra as razões da banda que não vou mencionar), Zôo de Habu (só tem animal!), Chá de Amor (essa é triste, uma pessoa confudiu o nome da banda), TCR4 (siglas de Tércio, Caio, Rainer, Rhenzo, Raphael e Renato e suas ordens diversas), Macondo (cidade do livro do Gabo, Cem Anos de Solidão - essa é boa também, modestia a parte, idéia de quem? mas é phodda por confudirem com a erva proibida e com a denominação genérica do culto afro-brasileiro), Playmobil's (cuidado com os royaltis!), Farofas ao Vento (putz!), Sperma Diet, Mula Manca, Frango Bombinha, Metrônomo e várias outras pérolas, misturando palavras de Direito (latim), Matemática e até de Vigilância Sanitária (cursos acadêmicos dos integrantes). Surgiram também nomes de apelidos, outdoors, ruas da capital e até misturas de bandas de pagode, forró, axé e funk. Enfim, totalmente nonsense e hilário.
Detalhe, para saber se os nomes ficariam "bons" o nosso baterista Caio imitava o Luciano Huck chamando a "banda" para tocar "no caldeiraoummm". Imagine!
E numa dessas, enfim, surgiram as idéias de sugestões de nomes de filmes e seus personagens para a banda. Eis, que dois malucos comentaram que assistiram domingo no Fantástico, de forma excepcional, contagiante e decepcionante ao mesmo tempo, quem é o famoso Herbert Richards. Foi a maior comédia. Esculhambaram! (..rs..) Que o cara é "maior velhão, estranho e diferente". Pois ao ouvir sempre: "Versão brasileira - Herbert Richards" , no início dos filmes, acreditavam que o senhor Richards era jovial e "hollyudiano". Gargalhadas!
Assim, surge em coro o grande nome: VBHR (Versão Brasileira Herbert Richards) ... E ainda teve negô que pediu para não esquecer de acrescentar o "São Paulo" que o locutor fala ao final da frase.
É mole? Melhor é parar por aqui, pois para quem não escrevia há tanto tempo já estar de bom tamanho, e bom mesmo é continuarmos como CHÁ DE HABU!
Pra curar, ouvir e derramar!
The End
rapidinha:
Hoje é o aniversário da minha gatinha Ingrid Alexandra.
Minha riqueza. Meu melhor presente. Eterno Sentimento Verdadeiro.
Parabéns. Papai te ama muito e para sempre vai te amar.Beijos
quinta-feira, dezembro 08, 2005
Muito tempo sem escrever aqui!
Ausência motivada por vários fatores, desde os profissionais até os sociais.
Talvez, seja até pelo decepcionante mundinho virtual. Tem gente de todo tipo. Assim como o real. Não sabemos lidar com o oculto. Existem várias máscaras. Todo cuidado ainda é pouco! Mas a vida segue...
Regresso!
Viagem às origens. Voltar para o "world". Musicalmente é fácil. Transportar-se para a essência do seu valor, fé e principalmente da sua vida. Faz perceber a maravilhosa dádiva que é respirar e sentir que você é capaz de ser o que quiser. Agradecer por mais um ano que está acabando e estar com saúde. Comemorar as novidades e contemplações/realizações. Chorar e lembrar do que foi perdido e/ou esquecido com a mesma força que terá para ser uma pessoa melhor e sempre com o pensamento na esperança. Viver!!! Positive Vibrations!!!
Destino: Reggae Roots
Assim...
Em Paz
Dizem que o medo e a dor
Fazem a gente aprender
A superar como for
Um grande amor pra valer
Verbos e sonhos se vão
Deixando a mesma impressão
Não vale a pena viver por viver
Pelo seu amor, chorei
Pelo seu amor que essa alma se lançou
E o encanto bom que existe então chegou
Quer viver assim, assim tão perto de mim
E eu que era sozinho agora estou
Em paz
Indo do Cruzeiro pra Sul renasceu
Em paz
(Natiruts)
quinta-feira, novembro 24, 2005
EU AMO MEU ALÊ! NÃO SEI PARAR DE TE OLHAR!!!
Com muito amor, de todo coração, ofereço meu amor e essa linda música, que hoje e sempre me fez lembrar de você! Beijos, Mô.
A vida tão simples é boa
Pra você
É isso aí
Os passos vão pelas ruas
E nem reparou na lua
A vida sempre continua
Eu não sei para de te olhar
Eu não sei parar de te olhar
Não vou parar de olhar
Eu não me canso de olhar
Não sei parar
De te olhar
É isso aí
Há quem acredite em milagres
Há quem cometa maldade
Há quem não saiba dizer a verdade
É isso aí
Um vendedor de flores
Ensina o seu filho a escolher seus amores
Eu não sei parar de te olhar
Eu não sei parar de te olhar
Não vou parar de te olhar
Eu não me canso de olhar
Não vou parar de te olhar"
(Ana Carolina/ Seu Jorge)
quarta-feira, novembro 09, 2005
quarta-feira, novembro 02, 2005
Vazia a casa por dentro, em volta nada
Vazio o baixo , a noite o cobertor
Não fico triste inutilmente
Pensando que o encantamento entre nós acabou
Procuro por mim em volta e não acho nada
Gravado na tela do seu novo computador
Se paro meu olho na tela meu olho reclama
Da trama que envolve a paisagem noir do Leblon
Me desculpe a pressa, mas a madrugada me chamou
Do meu canto eu prego a palavra que não se falou
Me desculpe a pressa, mas a madrugada me chamou
Só não vou na festa porque me interessa o seu amor
A gente tem quase tudo pra não dar certo
Mas quando estou perto o deserto se mostra maior
Se vejo asteróides eu penso que pode ser vento
Desejo que o vento me leve pro mundo melhor
Eu quero que tudo pra nós seja verão eterno
E dure no inverno o que dura o perfume da flor
Disparo outra vez polaróides e o tempo dispara
E a noite revela que o tempo da noite acabou
(Celso Fonseca/Ronaldo Bastos)
By Eliana Printes
Se o mundo virtual fosse bom, as pessoas não precisariam se promover com reais hipocrisias!
domingo, outubro 09, 2005
Eu cansei de ser assim
Não posso mais levar
Se tudo é tão ruim
por onde eu devo ir?
A vida vai seguir
Ninguém vai reparar
Aqui neste lugar
eu acho que acabou
Mas eu vou cantar
pra não cair
fingindo ser alguém
que vive assim de bem
Eu não sei por onde foi
Só resta eu me entregar
Cansei de procurar
o pouco que sobrou
Eu tinha algum amor
Eu era bem melhor
Mas tudo deu um nó
e a vida se perdeu
Se existe Deus em agonia
manda essa cavalaria
que hoje a fé me abandonou
Marcelo Camelo
domingo, outubro 02, 2005
Cortei meu cabelo!!!
Deixei-o crescer por dois anos e de uma hora para outra radicalizei. O que seria apenas uma reparação nas madeixas para ingressar no estágio (MPDFT), virou isso aí...
No início me arrependi muito, sentia falta dos meus cachinhos, pois meus cabelos estavam abaixo do ombro, mas agora já estou acostumando com o novo visual.
Tudo passa ...
Logo estarei com as raízes capilares cefálicas grandes novamente, o mais importante não mudou. "Meus cabelos mudaram, mas a voz continua a mesma...", ou seja, minha personalidade está intacta.
Quanto aos shows da Chá, conforme o post anterior, foram positivos, nossas primeiras experiências com o público, literalmente "show". Aconteceram alguns errinhos, até mesmo pelo nervosismo, que somente nós, pela nossa gana da perfeição, conseguimos notar. Mas a emoção corria solta ao escutar pela primeira vez nosso trio de metais juntos, pois contamos com a presença do Samuel (trombonista), novo integrante na banda. Os naipes foram perfeitos.
Fomos bastante aplaudidos pelo público do festival do Diref, e isso já valeu a pena. É como aquela propaganda da mastercard, "não tem preço". (foto)
Já no luau, tocamos descontraídos, sem o peso de ser um festival. Foi muito boa a experiência também, apesar do som (equipamento) do evento ter sido uma porcaria. Valeu por absorver e raciocinar sobre um tipo de público alienado, pois, por incrível que pareça, sendo uma platéia de universitários, tivemos uma sensação nova e diferente, de lidar com pessoas que na vez de gritarem para "tocar Raul!" (óbvio sarcástico em shows), infelizmente, pediram para tocar "lixos comerciais" ("atoladinhos" nos "calypsos" dos "100% você"). Lógico, que não tocamos, pois o combinado era primeiro tocar nossas músicas próprias e covers de bandas que acreditamos, como o Los Hermanos, e na segunda parte tocar clássicos do rock nacional à mpb. Fizemos apenas a primeira parte , na qual, ainda assim, uma minoria qualificada gostou. O que para nós já estar de bom tamanho. Mas é assim mesmo todo início de banda, ainda vamos colher muita coisa por aí!
E como os cabelos ...
Tudo na vida cresce, passa e flui!
Abraços!!!
CHÁ DE HABU no festival do DPF - Diref (30/09/05)
domingo, setembro 25, 2005
30/09/2005 - Chá de Habu no festival do DPF
A banda CHÁ DE HABU se apresentará no festival da Polícia Federal.
O festival de novos talentos do DPF acontecerá no dia 30 de setembro (sexta-feira), no setor policial sul de Brasília/DF, a partir das 20:00h.
Entrada gratuita. (as primeiras 200 cervejas custará R$ 1,00).
Não percam!!!
Informações: (61)9965.5725
01/10/2005 - Luau Direito/UCB com Chá de Habu
Luau dos estudantes de Direito da Universidade Católica de Brasília para confraternização e comemoração a realização do "Pendura Social 2005".
Saturday, October 01, 2005
time: 9:00 PM
location: Rua 06 Chácara 248 lote 15
city: Vicente Pires - Taguatinga - Brasília/DF
Animação:
Banda CHÁ DE HABU (rock/pop/reggae/mpb) + DJ LEX
O que levar:
- Homem: 1 cx de cerveja
- Mulher: 1 vinho ou 1 refri + frutas
Traje obrigatório:
- Homem: Havaiano (blusa florida de botão e sandália havaiana)
- Mulher: Havaiana (mini-saia, bustiê e sandália havaiana)
*** Convites limitados
Os convites estão sendo vendidos à R$ 5,00
Contatos:
Mércia: (61)96185149
Cristianne: (61) 99560872
quinta-feira, setembro 08, 2005
Nosso som já está na Trama Virtual.
Cadastrem-se no site e dêem "reviews" sobre nossas primeiras músicas (17h43min e Neon) e divulguem.
CHÁ DE HABU - TRAMA VIRTUAL - CLIQUE AQUI
Chá de Habu
Pra curar, pra ouvir e derramar...
Experimente sem moderação!
sexta-feira, setembro 02, 2005
Primavera chegando,
nuvens que passarão,
liberdade no horizonte,
paz no coração.
Que tudo seja zen,
que todos fiquem bem,
e o mundo diga amém.
Setembro
Branco
Sol de Primavera
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
Quando entrar setembro
E a boa nova entrar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
terça-feira, agosto 23, 2005
Bom, não tenho muito que escrever...
Apenas para não deixar esse blog morrer estou publicando a fotinha da capa "interina" da nossa demo (Mô!! aprendi!! beijo peixinho!!).
Ficou "tosca" ou como alguns querem "fosca" propositadamente, pois tem haver com o nome que dei a nossa demo após o release do Raphael :
"Somos os mesmos, mas somos diferentes..."
É isso aí!!! Esses caras são a minha nova família!!!
rapidinha:
Em breve homepage - Mas quem quiser a mp3 de "Neon" e "17hs43ms" mandem e-mail para chadehabu@gmail.com e galera do orkut entrem na nossa comunidade . Valeu!!!
sábado, agosto 13, 2005
Meu Coração em Tuas Mãos!
Foi numa noite linda de primavera que eu conheci o grande amor da minha vida! Foi nesta mesma noite, de um dia treze especial, que eu vi o sorriso mais encantador e o olhar mais sedutor também! Conheci uma pessoa especial, com quem estou vivendo, há dez meses, algo totalmente diferente de tudo que já vivi.
"LEVANTA O SOL DO MEU CORAÇÃO. JÁ NÃO VIVO, NEM MORRO EM VÃO. SOU MAIS EU PORQUE SOU VOCÊ!" (TONI GARRIDO)
E essa foi apenas uma das muitas músicas que nos marcaram, que se fizeram tema da nossa história. E hoje eu consigo relembrar tudo de bom que já vivemos, o que só me traz mais vontade de querer estar ao seu lado.
Eu queria poder gritar ao mundo, ou escrever no céu inteiro, todo amor que sinto por você!
Meu amor, espero estar sempre ao seu lado, te fazer muito feliz e te dar todo meu amor e carinho. É muito bom estar contigo, ser sua namorada, receber o seu amor... contigo eu me sinto segura, me sinto em paz e bem.
Nunca se esqueça, nunca mesmo, que EU TE AMO, que "sou tua e te devo por essa riqueza", e que VOCÊ É A MINHA VIDA!
TE AMO DEMAIS!!!! TE ADORO MUITO, MUITO, MUITO!
BEIJOS, DA SUA FLORZINHA!
SUA MÔ, COM MUITO AMOR!
quinta-feira, agosto 11, 2005
SOU DO ALÊ... DE TODO CORAÇÃO!
Meu amor, esse post é fruto de uma vontade louca que me deu de escrever e dizer o quanto EU TE AMO, o quanto a sua presença se faz necessária em minha vida! Te admiro cada dia mais... seu sorriso que, de cara, me conquistou! Seu olhar (meus brilhinhos!), sua essência tão rara, seu carinho, sua sensibilidade... enfim... VOCÊ!
Só queria te agradecer por todo amor, por tudo que tem feito por mim, pelos momentos de felicidade que você me dá, e até mesmo pelas discussões, que me fazem aprender tanta coisa contigo.
Tenho muito respeito e admiração por sua pessoa. Sempre digo isso, e é do fundo do meu coração... te admiro muito mais do que como meu namorado, mas principalmente como o ser humano lindo que você é, alguém que eu sempre terei no meu coração...alguém a quem eu tenho um carinho enoorme!
TE AMO MUITO!!!
Beijos carinhosos, apaixonados, nutellares, bossa nova e sambinha! (rs!)
"...Por falar no amor, acho que vou buscar viver por você, ou me acabar!
Quem mandou me acorrentar, fazer-me refém nas grades do amor!
Te vejo lá no luar, te espero lá do sol". (Djavan - Infinito)
terça-feira, julho 26, 2005
Somos os mesmos, mas somos diferentes ...
Por Raphael de Oliveira com adaptações
Partindo do princípio que o sonho de 99,9% dos jovens que tocam algum instrumento é ter uma bandinha, me via sempre frustrado... Bom, instrumentos, que geralmente são os problemas de quem toca, eu tinha... Músicas e inspiração, e mais, vontade... isso havia... Portanto, não havia explicações para tal fato, Será que eu era inassociável? ou seria essa minha sina... bom, acho que não há explicação para isso... pelo menos até agora não achei.
Sei, que certo dia .. na casa do Caio (que é meu primo.. Aliás aprendeu a tocar comigo, sempre se ouvia entre nós: "vamo tocar, vei!), num churrasco, meio sem pretensão, estava ali por estar, sem convite para tal festa, e ligamos a guitarra...
...Agora cabe um apenso...
O churrasco era de aniversário do Leonardo (primo/irmão de um cara meio esquisito, cabelos loucos e idade não definida, por qual eu tinha um certo pé atrás, o porquê? não sei.)
Voltando...
Numa época muito solitária, comecei a tocar a guitarra... entre tantas coisinhas tocadas, saiu o riffzinho (não sei se existe esse diminutivo) melancólico seguido da letra: 'Iaiá se eu peco é na vontade'... e como sempre ao tocar coisas mais alternativas esperava que ninguém conhecesse a música. Apesar disso e pra surpresa da minha voz envergonhada (sou tímido pra tocar pra pouca gente) veio outra voz... cantando a música... estranhando tudo, parei de tocar e logo veio a pergunta do sujeito até então esquisito:
- Porra, é 'retrato', né... tu curte Los Hermanos?
Meio sem graça confirmei a pergunta com resposta clara..
Primeira característica clara do sujeito... a empolgação ... isso ficou claro com a frase seguinte...
-Aê... vamos fazer uma banda... Vamos tocar Los Hermanos....
A partir dali, da troca de telefone, de emails e etc, me veio na mente a pergunta:
Será que agora vai....?
Bom... Faltavam outros membros... Claro que o Caio e sua bateria estavam dentro...
O sumiço após aquele papo deixou claro... era só papo mesmo... e outra, apenas eu não tinha banda...
o Rhenzo (sujeito esquisito) e o Caio já tocavam...
Depois de enterrada essa conversa, passados uns 5 meses, recebo uma ligação. O Rhenzo achou outro guitarrista e iamos reunir pra conversar...Ali, num lugar inusitado, casa de alguém... lugar nenhum.. encontro o Rhenzo (já menos esquisito, porém largado) e um cara meio calado, parecendo um armário...
...Outro apenso....
Ao ver o Renato (o cara calado, amigo de infância do falador Rhenzo), eu e o Caio logo pensamos... Agora podemos nos meter em briga, com um armário desse estamos garantidos..
Voltando....
Falamos sobre músicas (escolhemos algumas), gostos, intrumentos...
Tava marcado o primeiro ensaio!
Fiquei surpreso com o primeiro ensaio... era um som (equipamento) horrível, mas as músicas saíam... pensei, ainda com receio: iiiii, acho que a sina vai cair... ficou legal...
Bom , mas era apenas um cover... Sem menosprezar covers, é claro...
Depois de algum tempo... Fim da outra banda do Rhenzo... A empolgação daquele ser se direcionou apenas à nossa já Chá de Habú...
Começamos a fazer valer... ensaios melhorando... Após vários cartazes achamos um sax, (Rainer, sem apenso dessa vez.. mas ele simplesmente é uma figura, mesmo sem se esforçar pra isso...) Poxa.. tava melhorando...Veio Néon (do Rhenzo) ... arranjamos, começava a ficar mais sério, música própria, né! Tudo que eu queria...
Ah, faltou a característica do Caio... essa mereçe um apenso...
.... Apenso....
A Irresponsabilidade ....
Voltando....
Hoje temos o Max (trompete), trazido pelo Rainer (nosso saxofonista), nos metais...
Veio minha música.. até agora sem nome..
-Cara, Vamos gravar...
Sem pensar, a resposta foi positiva...
Até que nesse domingo (24/07), com muita cara de pau, pouco ensaio nas músicas próprias, mais entrosamento pessoal, medo, Improvisações geniais (Viu, Renato), gravamos nossa demo... som muito cru, mas muito acima das expectativas. Demo que veio pra sacramentar uma certeza... Vamos dar trabalho, vamos nos divertir, vamos tocar...
Hoje, Amigos feitos do som... já que não nos conhecíamos em parte..
Somos a CHÁ DE HABU, buscando um espaço e uma identidade, que sei que virá, pois da diversidade vêm as riquezas...
Somos os mesmos, mas somos diferentes... (pelo menos entre nós)
O Rhenzo (Vocal/Guitarra/Baixo) já não é tão esquisito...
O Renato (Baixo/Guitarra) já não é calado...
O Caio (Bateria) mais responsável....
E o Raphael (Vocal/Guitarra), ele é feliz, ele tem uma banda....
Bom...
Chá de Habu.. pra curar, pra ouvir e derramar...
Raphael de Habu
rapidinha
Hoje é o aniversário da Rosana
Parabéns!!! Tudo de bom!!!!
Beijos do amigo,
RheXandre
terça-feira, julho 12, 2005
Los Hermanos
-O quanto eu te falei que isso vai mudar. Motivo eu nunca dei.
-Você me avisar, me ensinar, falar do que foi pra você, não vai me livrar de viver ! Quem é mais sentimental que eu?!!...
-Eu disse e nem assim se pôde evitar. De tanto eu te falar você subverteu o que era um sentimento e assim fez dele razão... pra se perder no abismo que é pensar e sentir.
- Ela é mais sentimental que eu !!
- Então fica bem ...
- ... se eu sofro um pouco mais.
"Se ela te fala assim, com tantos rodeios, é pra te seduzir e te ver buscando o sentido daquilo que você ouviria displicentemente. Se ela te fosse direta, você a rejeitaria."
- Eu só aceito a condição de ter você só pra mim.
- Eu sei, não é assim, mas deixa eu fingir... e rir.
quinta-feira, junho 23, 2005
No mundo bloguístico tem de tudo.
Atualmente uma das febres é criar posts temáticos comunitários.
Mas uma das grandes "correntes" virtuais do momento chama-se "Inquérito".
A "Batuta" (como outros blogs também o chamam) não é uma correntezinha qualquer. Não se preocupe! Não é como aqueles spams ridículos que você recebe via e-mail ou comunidades virtuais. O inquérito - no próprio sentido literal - são perguntas sobre o gosto ou entendimento do blogueiro para determinado assunto. Dando ênfase para assuntos musicais, literários, culturais e até políticos, enfim, temas inteligíveis e não-futéis. (Espero que seja sempre assim, pois odeio correntes! ..rs..)
Mas o seu grande barato é descobrir gostos e estilos do internauta interrogado.
Como funciona: Você responde o Inquérito e depois o indica para cinco pessoas respondê-lo.
Recebi este "Inquérito Musical" do amigo jornalista Alexandre Sena:
Volume total de músicas no meu computador:
Acho que tenho menos de 1GB, pois a "anta" que fez backup no meu cpu deletou quase todas minhas mp3. Estou sem tempo para baixar, gravar e organizar tudo novamente.
O último cd que comprei:
Putz! Se a condição financeira atual deixasse era um por semana (antes era assim!). Tenho muito cd. Agora tô fominha em dvd. Mas respondendo a pergunta, comprei o "Barullhinho Bom" da Marisa Monte (aquele duplo - ao vivo e estúdio - com ilustrações deliciosas do Zéfiro). Sempre quis comprar esse cd, mas era muito caro, aproveitei a promoção das Lojas Americanas e comprei na bagatela de R$ 18,00 (fazer jabá gratuito é foda). Dias depois, para a felicidade geral da nação, ganhei o próprio dvd da minha namorada.
Música tocando no momento:
Ao escrever esse post: Soul Rebel - Bob Marley
Cinco músicas que eu tenho ouvido bastante nos últimos dias:
- Além do que se vê - Los Hermanos
(Atualmente toco em uma banda cover dos LH. Além de eu ser fã é inevitável não escutar qualquer música deles pela condição dos ensaios. Adoro o arranjo e a metaleira (sax, trompete e trombone) dessa música do cd "Ventura")
- Neon - Chá de Habu
(Minha música - tenho que propagar e atissar a curiosidade de vocês também - estamos trabalhando os arranjos dos metais, ensaiando e escutando muito para enfim grava-lá)
- Tempos Modernos - Lulu Santos by Marisa Monte
(Do "Barulhinho Bom" citado acima. É normal você abusar em escutar e assistir cd/dvd adquiridos recentemente. Adoro a interpretação da MM nessa música, sem contar que a letra é a realidade para um sonho, um mundo melhor. Já ando pensando em fazer uma versão e levar para a banda tocar)
- I Will Survive - Cake
(Falam-se muito por aí sobre essa música da Gloria Gaynor. Que é música/bandeira de homossexuais e tal. Puro preconceito. A música é forte. Mesmo sendo clichê ao falar do fim de um amor. E o Cake fez uma versão do caralho!!! Baixo, batera, metais e os timbres "metralhantes" da guita são perfeitos. É ouvir e "sobreviver" para música de qualidade. Mas uma música / banda para fazer cover brevemente, assim como Radiohead, Coldplay, Pearl Jam)
- Hip Hop / Funk - Não sei o nome da música e autores
(Infelizmente estou ouvindo em cada esquina por onde passo em Brasília, sejam pelos carros da playboizada / patricinhas, estabelecimentos comerciais - bares - festinhas e nas rádios comerciais, duas musiquinhas ridículas. Sei que uma é o "Melo do EÔ", um hip/hop soul francês/americano; a outra deve ser um funk carioca, "Atoladinha". Muito ruim o modismo contaminado até pelos meus amigos em que tristemente ando escutando ultimamente - fazer o que, né? Há gosto para tudo mesmo! Assim como meu gosto não agrada gregos e troianos!)
Cinco pessoas para quem eu passo o inquérito:
Raphael de Oliveira
Dita
Krisha
Thais Alves
Gaby Baiana
rapidinhas:
1) Era para ser um "inquérito" simples - Como é sobre música, se deixar eu delato uma bíblia!!
2) Mesmo indicando 05 pessoas não que dizer que você deixará de responder a sua "batuta" aqui também!
3) Conheçam o que há de melhor em interatividade para blog:
Podcast e Videoposts do Alexandre Sena
terça-feira, junho 21, 2005
Djavan
Havia ...
Mais que um desejo
A força do beijo
Por mais que vadia
Não sacia mais
Meus olhos
Lacrimejam teu rosto
Exposto à mentira
Do calor da ira
Do afã de um desejo
Que não contraíra
No amor
A tortura está por um triz
Mas a gente atura
E até se mostra feliz
Quando se tem o álibi
De ter nascido ávido
E convivido inválido
Mesmo sem ter havido
PAZ
sexta-feira, junho 03, 2005
Vem aí o Porão do Rock 2005!!!!
De um festival surgido em 1998 na capital do Brasil, e que em sete edições anuais reuniu 166 atrações diferentes de todo o país e um público de quase 500 mil pessoas, o Porão do Rock transformou-se oficialmente em uma ONG, em 2002, que passou a ser detentora da marca e a desenvolveruma série de ações sociais e em prol da música de Brasília.
E já estão à venda em diversos pontos do Distrito Federal os ingressos para o festival desse ano, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de julho, no estacionamento do estádio Mané Garrincha, em Brasília.O primeiro lote está sendo vendido ao preço promocional de R$ 10,00 por dia, válido para os cinco mil primeiros ingressos, ou ainda a um pacote para os três dias no valor de R$ 25,00 para os primeiros mil.Dez atrações já estão confirmadas para o evento: Shaaman, Dr.Sin e Massacration (dia 8/7), Dead Fish, Pitty e Barão Vermelho (dia 9/7), Los Hermanos e Plebe Rude (dia 10/7), Ponto G e Zamaster (a definir).
Outras 23 atrações serão anunciadas até o dia 15 de junho.
Confira os pontos de venda:
Loja Porão do Rock (Píer 21) Discoteca 2001 Universo Tattoo (311 Norte) Chilli Beans (Pátio Brasil, ParkShopping e Pier 21) GTR Instituto de Guitarra (111 Sul) Pizza Dom Bosco (306 Norte e 303 Sudoeste) Fun House (Conic) Denial Rock Shop (Conic) Academia Solo e Base (207 Norte) Porão 666 (Taguatinga, atrás do Alameda Shopping) Abriu pro Rock (Gama Shopping)
Mais informações: (61) 481-8181
Fonte: www.poraodorock.com.br
Como em todos os anos, estarei lá com certeza!!! Ainda mais que vai rolar Los Hermanos, na qual eles devem estrear e tocar as músicas do novo cd.
Prestigiar as bandas dos amigos que irão tocar e quem sabe ano que vem estarei também participando da seletiva com a minha banda.
É isso aí...Let's Rock!!!
quinta-feira, junho 02, 2005
Sim, foi o fim, terminou....
Aquele brilho que nem começou
A sublime chama que se apagou
O amor...
Não tive a culpa de apaixonar novamente
Mas o coração não escolhe pela mente
Tantas coisas que eu poderia te mostrar
E aprender, conviver ou simplesmente te amar.
Mas, a vida é mesmo assim.
Enquanto um chora o outro rir
Mas, amor, para sempre vou levar comigo
Todos o seu jeitinho, seu beijo, seu cheiro
Seu carinho, seu sorriso e sua forma de me olhar
Amor, sabemos que os motivos foram em vão
E que o erro maior foi o medo da paixão.
(...desilusão...)
É, foi assim, acabou.
A doce semente nem germinou
A magia envolvente desencantou
Que é o amor...
O amor.
RheXandre Melo
quarta-feira, maio 25, 2005
Djavanear o que há de bom
Por Mônica Lago
Falar de Djavan é falar de sentimento, de amor, de relacionamento...
Pois é tudo isso que ele vem cantando, ao longo de seus trinta e um anos de carreira. Ele mesmo já afirmou, em entrevista, que as pessoas se identificam com seu trabalho justamente porque ele canta o real. Ele retrata em suas letras sentimentos e situações pelas quais todos nós já passamos em algum momento da vida. Seja um momento Se - em que aquele alguém especial não se decide, preferindo o 0X0 - ou aquela situação de desilusão e desespero, em que nos sentimos "morrendo de sede em frente ao mar" , como ele mesmo descreve, ou ainda uma fase em que Amar é tudo, e nos encontramos num perfeito estado de paixão!
O que mais admiro em suas composições é a sua sensibilidade única e sua versatilidade sem tamanho! Num mesmo CD de Djavan, podemos encontrar gêneros distintos, como bossa nova, forró, e estilos mais românticos ou dançantes. É um cantor para todos os gostos. Para se ter uma idéia do que estou dizendo, basta ouvir um pouquinho o cd Milagreiro, onde os estilos se misturam, entre as faixas Farinha, Meu e Lugar Comum.
Em seu mais recente álbum - Vaidade - uma das músicas que mais me chamaram a atenção e me despertaram para uma reflexão, foi a letra de Amor Algum (clique aqui). Acredito que se trata de um alerta às pessoas, no que tange atitudes que denotam descompromisso com o amor e com o sentimento. O famigerado ficar ou mais modernamente... pegar, o que não faz muita diferença no universo tribalístico!!!
Bom, a música tem uma certa dualidade, ora mostrando que o personagem da história está aí mesmo, pro que der e vier, sem coleira, atacando!, e ora demonstra que, apesar desse comportamento, no fundo ele quer mesmo um amor. "Todas as estradas que andei não me trouxeram, jamais, amor algum. Me traz um e eu te apresentarei ao céu azu!l" .
Acho importante refletir sobre isso, porque atualmente tudo está muito banalizado. As pessoas parecem não ter mais aquela calma e disposição para viver uma conquista por etapas: Conhecer, conversar, flertar, ficar, e, quem sabe enfim, namorar!
Tudo é muito rápido. Muita gente já vai chegando e beijando, sem sequer saber seu nome! Não dá tempo nem de conhecer o outro, saber quem aquela pessoa é, o que espera da vida, do amor... e nem percebem que há uma vida ali, uma pessoa que tem uma essência, sentimentos, inteligência, vida, sonhos e aspirações. E, de repente, se tivessem ido com calma, talvez aquela pessoa que só serviu como um mero passatempo, poderia ficar por muito mais tempo na sua vida e até mesmo se revelar um grande amor! Mas isso só se descobre com o tempo, com a convivência. É preciso haver espaço para a conquista, para desvendar, aos poucos, os mistérios do outro. Nada mais gostoso, não acham?
Foi em 96, quando ainda era uma adolescente de quinze anos, que comprei meu primeiro cd do Djavan. Era o álbum Malásia ... sim, aquele que tem aquela música tema de Por Amor... "Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro. E o pensamento lá em você... eu, sem você, não vivo". Desde então, virei fã e acompanho sempre o trabalho do alagoano. É meu grande ídolo, por quem tenho bastante admiração.
E tudo ficou ainda mais especial, quando Djavan se tornou o ponto de partida de um romance.... a minha atual história de amor! É que graças a esse gosto em comum, eu e meu Alê pudemos nos conhecer e nos tornarmos namorados. E nossa história ficou marcada por lindas canções, como Sentimento Verdadeiro, Flor do medo, Pétala, Álibi e Imagina.
"Imagina, imagina, hoje à noite a gente se perder..." (Isso te lembra alguma coisa, meu amor?!! Rs....)
Bem, Djavan consegue mesmo embalar os corações e ser tema de muitas histórias de amor. Espero que, assim como a minha história, a de vocês também possa ser alvo desse toque especial!
Se você já viveu algum momento inesquecível ao som desse poeta, conta aí!
E se é fã, como eu, continue sempre a Djavanear, pela vida, com tudo o que há de bom!
terça-feira, maio 10, 2005
Um Novo Tempo
Por Mônica Lago
É assim mesmo! Como diz a canção, estamos vivendo um novo tempo, apesar dos perigos. As pessoas estão, cada vez mais, ligadas por um novo mundo virtual. Intempestivamente, os padrões de comportamento são modificados, em grande parte das vezes ditados pelos meios de comunicação. Quer um exemplo? Com o advento do e-mail, ninguém - ou quase ninguém - escreve cartas. Pobre dos carteiros! O que o futuro lhes reserva?!! Sempre gostei muito de escrever cartas, desde garotinha. Tenho pilhas delas guardadas, de amigas queridas da infância e adolescência. Por mim, continuaria escrevendo, mas os tempos são outros... preciso me adaptar.
A princípio foi estranho notar que, de repente, a letra virou fonte. E todo mundo passou a escrever igual: Letra... ops! Digo, fonte Times New Roman, tamanho doze. E a particularidade da escrita de cada um parece ter se perdido.
Bem vindo! O computador é o mais novo membro de grande parte dos lares mundiais. E é muito mais complexo do que se imagina! Seu uso vai muito além do acesso a chats de bate-papo, de Orkuts e Gazzags da vida. Sim, isso também é um aspecto a se refletir... já pensaram como a forma de se relacionar está mudando? Se antes, com a correria diária das pessoas, elas já não tinham tanto o hábito de se telefonarem, agora então... ligar pra quê? Nãaaoo! É só mandar um Scrap!!! E o que dizer das comunidades... todos unidos por gostos e afinidades em comum. Agora, para as pessoas se relacionarem, não precisa mais estar presente, ter um contato físico... elas simplesmente se adicionam! Os blogs cada vez mais se proliferam pela net. Pessoas dividem com amigos e com uma infinidade de internautas desconhecidos, seu cotidiano, coisas pessoais, visões de vida distintas. (A propósito, a revista Primeira Leitura traz um texto muito interessante sobre o universo bloguístico - seu poder de comunicação - clique aqui).
Todo esse comportamento, ao meu ver, é paradoxal. A idéia, mesmo que implícita, é de que as pessoas estão cada vez mais se distanciando uma das outras - por conta da fria tela do computador - mas, no fundo, o calor humano faz uma baita falta!
Fora da esfera do entretenimento, ainda podemos observar outros pontos advindos desse avanço tecnológico. Atualmente, a gente pode fazer compras pela Internet, estudar à distância, cursando disciplinas virtuais, não presenciais! Fazer a matrícula da faculdade ou daquele curso que você tanto queria, marcar uma consulta, pegar o resultado daquele exame que tanto te preocupa.... Ufa! Ultimamente, parece que os humanos (?!) estão avessos ao contato físico!
Outro dia, lendo sobre o assunto, descobri que alguns médicos já adotam uma moderna técnica de acompanhar seus pacientes pela Internet!
As mudanças são um pouco assustadoras. Não sou contra elas, (em parte) e nem poderia, pois a essa altura do campeonato não há como querer retroagir.
O que acho é que devemos (e pouco fazemos isso) refletir sobre tudo isso... para onde está caminhando a humanidade? Até que ponto todo esse avanço é benéfico? Vivemos numa sociedade capitalista, onde o progresso é sempre o principal objetivo, e a competitividade e a correria diária nos obriga a estar sempre buscando o crescimento profissional, a evolução, o que acaba nos levando a ser frívolos e nos distanciarmos daqueles que nos cercam.
É importante lembrarmos do amor e da convivência com o próximo. É preciso cuidado, pois como Hobbes já dizia: O homem é o lobo do próprio homem!
sexta-feira, abril 29, 2005
Igual a brisa do Mar
Idéias de carinho
Coração a saltitar
Os olhos comunicam
Em boca que se vê
Os delírios energizam
Em fazer amor com você
Esqueço da dor
Explêndido sabor
Apenas com a Mô
Ao falar de amor
rapidinha:
Quem pode...pode!
Ganhei uma comunidade no orkut da minha Mô.
Curiosos? cliquem aqui.
Fui...
domingo, abril 17, 2005
Nos Bailes da Vida
Por Mônica Lago
Bailar para ser feliz! Não que esta seja uma condição sine qua non, essencial para a felicidade, mas parafraseando o ditado popular - quem dança, seus males espanta!
Alê está para Mô, assim como a música está para a dança! Uma relação apaixonantemente direta e proporcional. (Risos!).
Escolhi esta temática, já que o meu Alê é músico (bastante talentoso, por sinal) e já escreveu muito sobre o assunto, aqui, no cantinho bloguístico dele. Além disso, a dança sempre esteve presente na minha vida. Da infância à adolescência, sacudi as cadeiras com muito jazz e dança moderna. Minhas tardes eram preenchidas com contagiantes coreografias regadas pelos mais variados estilos musicais, que iam desde a MPB, com Tim Maia e Marisa Monte, ao Pop Internacional, com o grupo Duran Duran e o cantor inglês George Michael.
A bola da vez é a Dança do Ventre. Vocês já viram dança mais sensual e, ao mesmo tempo, delicada?! Uma junção de sutis movimentos de mãos e cabeça, timbres de quadris, que hipnotizam quem vê, com o chaqualhado das medalhinhas. O colorido das roupas e véus dá um toque especial à composição. Estes são muito mais que um simples adorno, tornando a dança ainda mais envolvente, com passos de oito maia, camelo ou até mesmo o básico egípcio. Tudo na pontinha dos pés!
O nome original da Dança é Raks Sharki, que significa Dança Oriental, ou Dança do Oriente. Na Turquia ela é chamada de Gobek Dans. Na França, Danse du ventre. Para os ingleses Belly dance e no Brasil,a nossa Dança do Ventre.
Sua origem está ligada ao culto da fertilidade feminina, na antiguidade. Na dança, em que se enfatiza a região abdominal, são utilizados candelabros, espadas, cobras e véus. Os antigos acreditavam que esses apetrechos tinham poderes mágicos e protegiam os povos mais primitivos.
A Dança do Ventre pode trazer muitos benefícios às mulheres. Além de tonificar e alongar os músculos (principalmente das coxas, glúteos e abdômen), ela faz com que a mulher se sinta mais sensual, mais segura. Melhora a postura e trabalha a expressão corporal. Por estes e tantos outros bons motivos é que esta dança é considerada a mais sedutora e feminina de todas. Um verdadeiro estímulo para o corpo!
Vem cá... Já experimentou dançar para o namorado? Bem, se a resposta for positiva, você saberá bem do que estou falando! Dançar para quem se ama nos traz uma sensação maravilhosa (Eu que o diga! Rs...!) de feminilidade e bem estar. Então, se você ainda não caiu na dança, não fique aí parada! Tá esperando o quê?!! Seja para seduzir o seu Rabib, ou para sua própria auto-estima, dance bem, dance mal, dance sem parar!
quinta-feira, abril 07, 2005
É Preciso correr sem pressa em direção a tenda
Armar sem escudos e piedade nenhum tema
Invadir mais uma vez aquele branco vazio na tela
Reformar o silêncio da velha casa sem telha
Empoçar dentro do sagrado templo
Duelos invisíveis com deuses e demonios
Teleologismo aparente apenas com tempo
Para apagar os temores desse ser binômino
Nitente em não ter dores de instabilidade
Que o machuca materialmente sem querer
Súplicar o respirar, o dom da maturidade
Assim vai saindo do intuito sagaz
Pela porta sem maçaneta do ponteiro
Sublime e lento ao encontro da paz
RheXandre Melo
rapidinhas:
1) Estarei ausente do blog, motivo: Tempo ao Templo
2) É com honra que convido vcs a visitarem o novo blog da minha querida amiga Rô:
Amor de Mal Humor
Após um período de ausênsia, ela está de volta, e como estarei ausente agora, indico que prestigiem lá. obrigado!
segunda-feira, março 28, 2005
Caros friends do RheXandre World é com satisfação que estréia hoje a coluna:
"Lago de Idéias"
Coluna mensal escrito pela estudante do 8º semestre de Comunicação Social (jornalismo) da UCB e repórter do "Jornal da Cidade" da rádio Nacional AM (980 MHz - Brasília/DF), Mônica Lago.
Como 99,9% das pessoas que entram aqui no blog são mulheres (..rs..), tive, então, a iniciativa de criar uma coluna que correspondesse fielmente ao universo feminino (crônicas, salto alto, batons, moda, tendências, tpm's, relacionamentos, manifestos, criticas, etc). E nada melhor do que uma "special woman" escrever e "tricotar" com toda mulherada daqui sobre os comportamentos femininos no world.
Espero que vcs gostem, pois, além dela escrever muitíssimo bem, ela também é a minha girlfriend (Mô, obrigado por aceitar o convite e seja bem vinda do lado de cá (bloguistico) - Lago de Idéias - Sucesso! Beijos).
E pra começar teremos uma sátira, uma crônica/fictícia sobre lei de murphy e o casamento do jogador Ronaldo "fenômeno" com a modelo "barraqueira" Daniela Cicarelli.
Mesmo sabendo que esse fato já deu o que falar vale a pena ler e rir.
Em dias de cão, não se bate um bolão!
Por Mônica Lago
Um dos acontecimentos mais esperados do ano, no mundo das celebridades, ficará marcado, pra sempre, em minha vida! Não sei como tudo pôde dar tão errado! Desta vez, Murphy não teve dó de mim, pegou mesmo pesado!
França, 14 de fevereiro. Castelo de Chantilly. Este foi o cenário de toda confusão! Sim, foi no casamento de Ronaldinho e Daniella Cicarelli que tudo aconteceu. Fui convidada para cobrir o casamento do craque e esta seria uma das mais interessantes experiências jornalísticas que teria vivido.
A cerimônia começou pontualmente. Mais tarde, a festa parecia bombar! Muita gente bonita, música e alto astral. Tudo corria bem, até acontecer uma confusão, com a modelo Caroline Bittencourt. Eu, como boa jornalista, acompanhei tudo de perto. No meio da discussão, uma senhora alcoolizada começou a gritar: Parem a música, parem! Tenho uma grande revelação a fazer!, disse. O som parou. Todos se entreolharam, curiosos para saber do que se tratava. E eis que a mulher grita para todos, em alto e bom som: Essa jornalista é uma traidora! Ela tomou o lugar da Dani, na MTV!
Ohhhh!, sussurraram os convidados! A jornalista, a que ela se referia, era eu! E a novidade, que nem eu mesma estava sabendo na ocasião, veio à tona: Eu teria sido convidada a apresentar um programa de entrevistas, na MTV, que substituiria o de Daniella. Corriam boatos, pelos corredores da emissora, de que se o programa desse certo, o de Daniella seria cortado da programação. E o pior: A primeira entrevistada do novo programa era, nada mais, nada menos, pivô de toda confusão! Sim, a modelo Caroline Bittencourt! Pronto! O circo estava armado e eu numa grande saia justa! Resultado: Não pude concluir meu trabalho e fui expulsa do casamento de Ronaldinho porque tudo foi por água abaixo.
Horas depois, já refeita do grande susto que levei e conversando com Mário, cinegrafista que me acompanhara, descobri que a senhora X 9 da festa era mãe de uma ex colega, dos tempos de faculdade. Isaura estudou jornalismo comigo e passou a me odiar depois que, tragicamente, derramei café em sua monografia! Ela perdeu pontos por entregar o projeto final com atraso.
É, caros leitores... a lei de Murphy não perdoa! Quando tudo tiver que dar errado, nem pestaneje... certamente dará!
segunda-feira, março 14, 2005
Vocês sabiam que no mês de março se comemora a poesia?
Pois é! Apesar do dia nacional do poeta (criador) ser comemorado no dia 20 de outubro, a poesia (cria) é brindada em duas datas durante o mês das "águas que fecham o verão" brasileiro.
Hoje é o Dia Nacional da Poesia. Comemora-se por ser a data de nascimento do grande poeta baiano Castro Alves (14/03/1847).
Contudo, a UNESCO preocupada com a diversidade linguistica e cultural de todos os paises, criou o Dia Mundial da Poesia, na qual é brindada no dia 21 de março (início da primavera - "estação das inspirações" - no hemisfério norte).
Datas, importantes ou despercebidas, criadas pelos homens para celebrações acadêmicas e in memorians, mas, apenas datas.
Pois todo dia é dia de poesia.
Cada um na sua maneira tem a sua própria poesia. Não importa a forma ou expressão.
O importante é que a inspiração seja sempre combustível para mover a arte do dia-a-dia.
Sozinho ou em parceria; em blogs, guardanapos ou cadernos e diários; em músicas ou cartas de amor...Criar.
Prazer encantado em forças visíveis e/ou auditivas capazes de nascer emoções e até manifestos de todos os tipos sentimentais.
Ah, a Poesia!
E como numa frase que escutei por aí:
"Quem escreve constrói um castelo, e quem lê (escuta) passa a habitá-lo".
Deixo então minhas sinceras congratulações à todos compositores, poetas, músicos, artistas, expressionistas, blogueiros e todas as pessoas que de uma forma ou de outra criam e admiram todo tipo de poesia.
Zanho
RheXandre Melo
Oh! Verde! Antes que não exista mais! Cura!
Oh! Ver-te! Depois que se sinta! Impura!
Semente que já não brota na terra nua
Mente que só importa com a pele crua
É como peças marcadas sem motivo algum
Entediadas pelo simples movimento de criar destruição
Cortadas invisivelmente por um sentimento comum
Muitas vezes calejada sem entrar na percepção
É o ser-humano se vendendo para o poder
Mas ser humano é pensar no que sobreviver
Por isso tudo agora é massacrante pela ambição
Curta esperança tingida pela escuridão
Assim crianças já nascem com seus DNA's programados
Desestimulados em encontrar às deveras soluções
Viverão num futuro sem cores de arco-íris
Mecanizados por brinquedos bélicos de hostilização
E novos Judas em cada esquina se verá
Contaminando a inocência em falsos gestos angelicais
Saudade há essa altura não é apenas a palavra paz
Mas sim pequenas coisas que só a natureza faz
Ah! Projete! Logos sonhos do que ainda cura
Ah! Preserve! Ainda assim o que se tem de pura
Plante enquanto ainda há chuva
Proteja sua espécie como sequência tua
terça-feira, março 08, 2005
Apenas um dia para comemorar o que as mulheres representam na humanidade é totalmente errado e machista, pois todos os dias são exclusivos para elas. São conquistas, glórias, batons, dores, simpatias, preocupações, tpm's, sentimentos, saltos altos, elegâncias, charmes e seduções durante o ano todo, e só mesmo o sexo feminino consegue reunir tudo isso e muito mais com dedicação, encanto e grandeza.
E como sou um eterno admirador do universo feminino, não poderia deixar de prestar a minha humilde homenagem, apesar que durante o ano todo coloco sempre nos meus posts a maravilhosa presença de vocês, mulheres, inspiração do meu viver.
Porque para mim vocês são a vida. A razão do cotidiano prosseguir.
O que não acredita nisso, deve viver num mundo machista.
Não sabe a satisfação de ter na mulher uma paixão.
Mulher és a melhor criação de Deus.
Salve as descendentes de Eva!
Felicidade é poder pecar com vocês.
Maravilha
Universal
Lindamente
Humanas
Especiais
Românticas
Segue um texto que fiz em 1991 quando ainda era apenas um menino mas já totalmente encantado pela linda presença feminina na humanidade. Já até publiquei esse poeminha aqui no blog, porém, com toda certeza, vale a pena homenagear sempre.
Parabéns Mulheres!!!
Mulher
RheXandre Melo
Mulher,
O que seria a vida se você não existisse?
Nada seria entendido, muito menos compreendido.
Pois a sua presença no nosso viver
Faz a historia do mundo se comover
Mulher,
Da sedução a razão, é você que tem encanto e emoção
És a solução do meu coração e de toda nação
Mulher graciosa, maravilhosa, que é existência, pura essência
Pois gera a vida com paciência
Mulher,
Que é manhosa, sempre jeitosa.
Que exalta, mas adorna.
Que provoca e é tentadora.
É um vicio prazeroso, é sempre amor.
Mulher,
Que é filha, mas já nasce mãe.
Tornam-se até pai, sempre em eterna busca do valor
Que vão desde as Amélias as Marílias
Sempre trazendo alegria e com suas manias
Mulher,
Você é a inspiração do dia-a-dia
A mais bela criatura, eterna doce magia
Não é mentira, eu canto a verdade
Você é sempre linda, não importa a idade
Mulher,
Mulher-madame, mulher-submissa, mulher-macho
Mulher da vida, mulher-intelectual, mulher-guerreira
Mulher-fogosa, mulher-vaidade, mulher-rainha
Mulher, mulher, mulher...
Tantos tipos, tantos segredos
Todos os jeitos, quantos desejos
Por que às vezes não as entendo?
E mesmo assim, eu as admiro tanto?
Pois só existe uma resposta:
Eu não conseguiria viver
E nada teria sentido no mundo
Se não existisse você...MULHER.
rapidinha:
Dedico esse post especialmente à 4M
(Mãe, Mô, Minhas Meninas)
segunda-feira, fevereiro 28, 2005
Falar sobre música num país como o Brasil é complicado. Pois o nosso país é imenso, muitas culturas e ritmos diferentes.
Mas sem querer entrar profundamente na esfera do gosto musical tupiniquim, é lamentável a escassez de movimentos sonoros e modernos que os nossos ouvidos hoje hão de sofrer.
Sem preconceitos, mas atualmente vemos a vulgaridade, a displiciência, o comércio e a alienação. Que digam os "Arrochas da vida", "Tchans" e outras "Choromilongas" mais...
Saudade dos verdadeiros compositores, arranjadores, maestros, orquestras, cantores e interpretes.
Saudade até das gerações que não pude presenciar por ainda não ter nascido, porém, influenciado fortemente por seus vinis, compactos, vhs (hoje Dvd's e Cd's remasteurizados) que ainda se faz vivo musicalmente as lindas melodias e letras. Saudade de Pixinguinha, Noel Rosa, Jobim e Poetinha, João Gilberto e toda bossa nova. Saudade daquele Roberto Carlos e sua rapaziada "ieieie". Saudade dos Mutantes, Novos Baianos e dos jovens Gil, Caetano e da tropicália. Saudade do movimento Black, liderado por Tony Tornado e Simonal. Saudade da "Banda" de Chico, de Elis e de todos os festivais.
Hoje não temos mais nada! A cultura hoje quando não é enraizada para a hipocrisia comercial com certeza vai ser totalmente influenciada por enlatados made in USA. Estou cansado de ouvir as mesmas coisas! Contudo, estou ciente que tem muita coisa boa por aí, mas a indústria fonográfica, as rádios, enfim, o sistema, não abre os tímpanos para qualidade, apenas para a alienação audiovisual, o trash.
Quando foi a última vez que vc escutou algo diferente? Alguma música que inovou sonoricamente? Por letras inteligentes, tendências e manifestos?
Os anos 80 (eu já presenciando) foram anos luzes, musicalmente, ao seu tempo por fins politicos, basta lembrarmos da ditadura (seu fim). Artistas com gana, contra a mesma e com discursos abertos, já sem muita preocupação com a censura. Mas o verdadeiro movimento inovador musical aconteceu nos anos 90, e esse sim, para minha geração foi importante, pois já não havia preocupações monstruosas políticas e de silêncio, e para não cair na mesmice (como atualmente estamos) surgiu a quebra de rotinas e novos conceitos, uma modernidade hi-tech com a cara do Brasil.
Revival:
Chico Science & Nação Zumbi
O movimento que esses caras fizeram simplesmente foi o mais recente pós Tropicalismo, que me desculpem os punks, goticos, gerações anos 80 e afins, mas toda galera Manguebeat revolucionou muito. Era da internet, Alquimia de letras inteligíveis, explorando e manipulando grooves, samples globalizado, maracatus, guitarras e percussão, cultura brasileira de raiz, metrica - rap - repente, atitude, afrobrasilis, ponta-de lança para uma filosofia brasileira dominada pela era "Fernandinhos" (Alguém ainda lembra dos "cara pintada" ?) que só o "mangue" (quem vem da lama e está no caos) teria força de lutar e modificar. Salve mestre Chico!!!
Velhos tempos! Mas, voltamos ao agora. Como citei no inicio, é lamentável o movimento musical atual no Brasil. Não vou saturar o post.
Tenho sede e tenho fome de música/manifestos de verdade. Mas, como não quero morrer até colhermos novos alimentos sonoros, vou abrir meu baú e degustar meu "Da lama ao Caos" e "Afrociberdelia" (autografados pelo saudoso Chico e toda sua Nação - eu indico!) e esperar por dias melhores, antes que me convidem para comer alguma coisa ruim em alguma "Festa no Apê" por aí...
Monólogo ao Pé do Ouvido
Chico Science
"Modernizar o passado
É uma revolução musical
Cadê as notas que estavam aqui
Não preciso delas
Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos
O medo dá origem ao mal
O homem coletivo sente a necessidade de lutar
O orgulho, a arrôgancia, a glória
Enche a imaginação de domínio
São demonios os que destroem o poder
Bravio da humanidade
Viva Zapata!
Viva Sandino!
Viva Zumbi!
Antônio Conselheiro
Todos os Panteras Negras
Lampião sua imagem e semelhança
Eu tenho certeza eles também cantaram um dia"
domingo, fevereiro 20, 2005
Encanto e desencanto
velocidade sem noção
criando e destruindo
despercebidos atos
anti sentimentos
a força é invisível
assim como a dor
cadeia de palavras
em verbos sem cadeia
será essa a liberdade?
destino ou coincidência
atropelos impulsivos
planta sem raiz
vida louca, talvez?
motivos entrelaçados
já nem sei!
Mania de ser o que não é
Ostentado pelo "tal" medo
Nada será como antes
Imagina então a situação ao luar
Canções sem refrão
A Arte não importará
Eu@esperanças.com.vc
Uma história sem fim
Toda vida renascerá?
Eu já não existo
Adormecerei o calado choro
Marcado pela insensatez
Obrigado.com.ilusão
eu@amores.com.vc
não procure entender
eu@dores.com.vc
"posso fazer o mesmo"
www.eu.com.vc
RheXandre Melo
quarta-feira, fevereiro 02, 2005
Voltei! Primeiro post do ano após as merecidas férias. Ocorreu tudo conforme o planejado, resolução de várias coisas, divertimentos e descanso. Agora é esperar o carnaval passar para de fato começar a progredir nesse ano que tantos projetos hei de fazer.
Mas como o bloco ainda não passou e felismente não saio mais no do "Eu Sozinho", passei rapidinho aqui no RheXandre World (que fez 01 ano no dia 30/01) só para matar a saudade, deixar uma composição e dizer que já estou na área de bem com a vida e principalmente apaixonado. Voltarei efetivamente a tomar conta daqui com novos posts e temas depois da quarta-feira de cinzas.
Desejo um ótimo Carnaval a todos!
segunda-feira, janeiro 10, 2005
Olha a faxineira aqui de novo!!!
Mas gente, o ano novo do meu amigo foi maravilhoso, passou no Espírito Santos, foi corujar um pouco sua filhotinha, imaginem a felicidade dele!!! Me disse que tá pegando altos bronzes, que tá super feliz e que vem pro Rio. Aiaiai, Meu Deus!!! Tô aqui né esperando anciosamente pela visita linda que vou ter!!! O negro gato vai aparecer aqui na minha terrinha. Meu Pai!!! Se ajeita linda, se ajeita que num é qualquer visitinha não hein!!! Pois é gente, estou nos preparativos para receber esse negro gato, e que vai chegar bem bronzeado aqui!!!
Bem faxina dada, está tudo limpinho!!! Vim só pra dizer que ele tá lá curtindo tudo, e que ele tá sem condições de acessar a net. Deu uma passada rápida na net outro dia e me contou alguns detalhes de sua viagem, mas nem pôde passar aqui no seu cantinho!!!
Recado dado!!! Eu como uma boa faxineira, vou deixar tudo bonitinho e limpinho, e vou indo cantando a musiquinha né!!! Poeira, poeira, poeira, a Dita levantou poeira (mais uma vez)!!!
Amigo desculpe invadir assim, mas num dava mais pra ficar entrando aqui e vendo isso aqui abandonado desse jeito!!! Te amo, e vem mesmo que eu tô te esperando!!!
Beijos no coração de todos os leitores desse cantinho maravilhoso!!!